NEUROMARKETING


AVISO: LENDO ESSA MATÉRIA VOCÊ PODERÁ APRENDER ALGUMA COISA, FUJA ENQUANTO PODE!

Todos os dias nos deparamos com uma quantidade gigantesca  de propagandas e anuncios. Gostamos de pensar que temos pleno controle sob o que compramos, mas estudos mostram que , na realidade, o subconsciente tem um papel muito importante sob nossas decisões.

sizegenetics

Como esse anúncio veio para aqui ?! Malditos spams...

Multinacionais como Nielsen, Proper & Gamble, GE, Coca-Cola, McDonald’s e K-Mart já anunciaram pesquisas de Neuromarketing.A Mercedes descobriu que as pessoas gostam de carros com cara de gente -pois,quando olhamos para a frente de um automóvel,usamos os mesmos circuitos cerebrais que processam rostos.O youtube descobriu que, ao contrário do que parece, os usuários não se irritam com anúncios inseridos sobre os vídeos. E uma emissora de TV inglesa constatou que, as propagandas veiculadas de manhã têm mais impacto sobre o cérebro.

As pesquisas também estão descobrindo que as propagandas podem ter o efeito oposto ao que pretendem. Um exemplo, as advertências impressas no verso dos maços de cigarro evitam que os não fumantes adquiram o vicio, mas com quem já fuma têm o efeito contrário. Isso acontece porque os avisos estão associados ao ato de fumar: quando a pessoa se lembra deles, também se lembra da parte prazerosa do fumo.

cigarro

Que vontade de dar uma tragada...Tem fogo ai

Por falar em prazer, e o sexo? A maioria das propagandas tem conteúdo sexual porque ele chama a atenção e convence. Porém a  expressão “sexo vende” pode estar errada. Um estudo feito em 2007 pela Universidade de Londres constatou que, na prática, propagandas com pessoas bonitas são menos lembradas pelos consumidores.O sexo não vende. Na verdade, ele reduz a possibilidade de que os espectadores se lembrem da propaganda, o que acontece é que o cérebro se lembra da imagem da pessoa atraente, mas não do produto.

publicidade-cerveja

Putz que mulher feia , vo beber pra esquecer

Mas nem tudo são flores. As propagandas subliminares, que trazem mensagens escondidas (e parece coisa de conspirador maluco), realmente fazem efeito sobre o cérebro. Numa experiência polemica, 50 lojas de departamentos e supermercados dos EUA começaram a tocar musicas que continham uma mensagem subliminar: ”eu sou honesto,e não vou rouba”.Essa frase era repetida muito depressa,150 vezes por minuto,e num tom extremamente baixo;ou seja ,era completamente inaudível.Mas deu resultado:a quantidade de furtos caiu 37%.Um teste igual,só que com mensagem do tipo “comprar é bom”,aumentou as vendas em aproximadamente 15%.

Zumbie Market 2

COMPRAAAAAAR....CEREBROOOO....COMPRAAAAAR...

Não é agradável pensar que a publicidade possa agir no subconsciente e nos obrigar a consumir. Por isso, o Neuromarketing também atraiu opositores.Seja como for, os neuromarqueteiros dizem que não há motivos para preocupação. ”se entendermos melhor o nosso comportamento irracional, nós [os consumidores] vamos ter mais controle, e não menos, sobre as nossas decisões de compra”, afirma Lindstorm.A tática das mensagens subliminares, como foi visto já se provou eficiente e, para muitos, antiética. Um consumidor, no entanto, pode não ficar feliz com a escolha, momentos depois, e se sentir lesado. Sendo assim o neuromarketing pode até ser capaz de fazer com que uma pessoa compre algum produto, mas ele sozinho não é capaz de manter um consumidor fiel a uma marca. Sendo assim dá até vontade de ver alguns anúncios, não?

Então gente essa foi a primeira matéria em que não tinha só cultura inutil, caso vocês tenham gostado iremos colocar uma matéria dessas por semana, por favor deixe sua opinião nos comentários. Por favor sem spam.

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14 Respostas to “NEUROMARKETING”

  1. foda keremos mais matérias assim /fato

  2. Foda keremos mais zoombies nas materias assim/fato.

  3. Me amarrei meninos,show de bola,conteudo útil ao estilo gambiarra!

  4. João Guilherme Says:

    A matéria está muito boa, porém eu prefiro as mais cômicas.

  5. É uma cilada, Bino!

  6. Muito bom o seu olhar, e se questionamento sobre o assunto. Alias, isso é um dos assuntos que me assola constantemente. Se você for no meu blog, no meu primeiro post digo algo sobre isso. Muito bom, fico feliz em saber que ainda existem pessoas assim. Parabéns pelo blog! Sucesso.
    Ia só comentar, mais irei seguir 🙂

  7. Adorei a matéria parabens ao blog!

  8. Com certeza propaganda é a alma do negócio…inclusive esse post sobre neuromarketing nos será muito util rsrsrss

  9. nanda polvilhete Says:

    Muito instrutivo..aprendi muito hj
    😀

  10. Maria Luiza Says:

    Excelente a matéria !! a força da propaganda é um fato e todos nós acabamos comprando coisas que não precisamos e adquirindo hábitos que não tínhamos. A propaganda cria moda e tendemos a seguí-la pra não ficarmos de fora.. pra não sermos excluídos. Então a gente paga um lanche caríssimo no Mc Donald (e de qualidade duvidosa!) porque fica com vergonha de comer numa padaria ou outro lugar, se “marca”. É hora de refletir e saber escolher.. é hora de tomarmos as rédias das nossas decisões.
    Obs1: faltou postar no final da matéria a fonte da pesquisa.
    Obs2: Este meu filho lindo tinha que dizer que prefere matérias cômicas!! Que desgosto !! nem parece meu filho !!
    Beijoca na equipe !
    Valeu!!
    Tia Maria Luiza

  11. Melissa Toscovsky Says:

    Gostei!! xD

  12. xhow

    fatos e q vendem

  13. eu ri com comentários alheios.

  14. Muito boa a matéria

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